
Elas cantam, falam, são leais e têm muita personalidade. As calopsitas são muito mais do que rostinhos e topetes bonitos. Suas características marcantes podem fazer delas as companheiras ideais para você e sua família.
Personalidade forte
Calopsitas tendem a se apegar e ter relações de afeto com seus tutores, seguindo-os pela casa e dando pequenas bicadinhas para demonstrar carinho. Muitos donos deixam os pássaros livres para voar pela casa ou costumam passear com elas em seus ombros.
Elas não gostam de ser deixadas sozinhas por muito tempo, mas podem se apegar também a outras calopsitas, então, caso você não fique em casa durante o dia, ter duas delas para fazer companhia uma à outra pode ser uma boa ideia.
Um bom papo
As calopsitas são pássaros da mesma família dos papagaios. Elas não conseguem realmente vocalizar as palavras como seus primos maiores, mas podem assobiar e fazer outros sons ao interagir com os humanos.
Elas também são muito espertas e podem ser treinadas para fazer diversos truques. Essas interações são importantes porque elas são bastante ativas, gostam bastante de atenção e podem ficar irritadas se não a receberem.
Cuidados com calopsitas
Para criar as calopsitas soltas, uma opção é levá-las até um veterinário para que ele apare as asas dela. Este pode parecer um procedimento cruel, mas é para a própria segurança dos bichos: com as asas aparadas a calopsita ainda consegue voar e planar, mas por distâncias menores, evitando que ela fuja ou se coloque em alguma situação de risco.
Assim como outros pássaros, calopsitas precisam de uma dieta balanceada que inclua rações especiais, sementes, frutas e verduras. Se tiver alguma dúvida, é importante entrar em contato com um veterinário para saber quais alimentos são recomendados e quais são proibidos.