Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Quais as principais vacinas para os gatos 
5 de julho de 2019

Conheça as vacinas essenciais para manter a saúde do seu bichano em dia 

Todo animal de estimação está suscetível a bactérias e doenças virais. Por conta disso, é muito importante que o organismo do seu gato esteja pronto para se defender. As vacinas exercem essa função e devem ser levadas a sério pelos tutores de felinos. 

O calendário de vacinação dos bichanos pode ser bem específico, portanto é recomendada uma visita ao veterinário para traçar um plano adequado para seu gato.  

Vacinas mais importantes 

As principais vacinas para gatos são as polivalentes e a antirrábica, sendo que a primeira se divide em três tipos distintos: tríplice (V3), quádrupla (V4) e quíntupla (V5). As diferenças entre as vacinas polivalentes estão na quantia de antídotos presentes, bem como na relação das doenças que combatem. 

A tríplice protege o gato da Calicivirose, Rinotraqueíte e da Panleucopenia. A quádrupla inclui proteção contra a Clamidiose, além das já cobertas pela V3. Já a quíntupla inclui todas as anteriores, além de defesa contra a leucemia. Pode parecer tentador vacinar seu gatinho com a quíntupla, buscando uma proteção completa, porém essa vacina só é recomendada para gatos que possuem predisposição à leucemia.

Já a vacina antirrábica protege seu felino contra o vírus da raiva, que pode ser transmitido por uma variedade de mamíferos, como macacos e morcegos. 

 Quando posso vacinar meu filhote de gato? 

O filhote de gato possui um organismo muito frágil, sendo que negligenciar a imunização o deixa exposto a diversos riscos. A primeira dose da vacina polivalente é recomendada quando o bichano tiver entre 45 e 60 dias de vida. Já a segunda ocorre um mês após a primeira. A terceira e última dose da polivalente é inserida dois meses depois da última aplicação e geralmente é acompanhada da vacina antirrábica. 

Os intervalos de tempo entre as vacinações da polivalente devem ser cumpridos à risca, já que o descumprimento dos prazos pode interferir no efeito imunizante da vacina. Também é importante manter seu gatinho em casa até que todas as doses tenham sido tomadas. 

E quanto ao gato adulto? 

Não são apenas os filhotes que devem ser imunizados. Depois de adultos, os gatos que já tomaram vacinas antes da maturidade devem repetir algumas aplicações. Este procedimento deve passar por uma visita ao médico veterinário, para que seja averiguada a necessidade de uma reaplicação. 

Porém, se o gato nunca tiver sido vacinado, é indicada a opinião de um veterinário para saber se o felino está pronto para ser imunizado. Como o sistema imunológico de um gato adulto já está formado, ele precisará apenas de uma dose de cada vacina obrigatória. 

 

Agora que você conhece a importância da vacinação para os felinos, que tal conferir a sessão de vacinas da Clínica Vet Produtor e agendar a imunização do seu gatinho. 

 

 

BLOG

como escovar os pelos do pet
27 de novembro de 2020
Como escovar os pelos dos pets

Com a chegada da Primavera, é normal os cães perderem mais pelos que o habitual. Nessa época, a pelagem...

novembro azul
5 de novembro de 2020
Novembro Azul: câncer de próstata nos pets

A campanha Novembro Azul Pet existe para conscientizar os tutores sobre a prevenção de tumores e anomalias que podem...

doação sangue animal
13 de junho de 2020
Animais também podem doar sangue

Você sabia que os pets também pode ajudar a salvar vidas doando sangue? A atitude nobre ainda é pouco...