
A Páscoa é um momento muito gostoso para nós, certo? Mas para os nossos pets, os chocolates podem ser extremamente perigosos. Entenda
No próximo domingo, comemoramos uma das datas mais gostosas do ano, a Páscoa. É o momento da caça aos ovos, abrir aquelas deliciosas embalagens e aproveitar o gostinho impecável dos mais variados chocolates. Porém, diferente dos humanos, os pets não podem comemorar essa data. Mesmo nos olhando com aquelas carinhas lindas, pedindo por um pedacinho, é preciso entender que o chocolate é muito perigoso para a saúde dos animais.
Até em pequenas quantidades, os chocolates podem prejudicar e muito a saúde de cães e gatos. Uma porção, ainda que mínima, pode causar vômitos e diarreias. Embora pareça inofensivo, os chocolates possuem uma substância em sua composição que acaba prejudicando a saúde do animal.
Por que os chocolates são perigosos?
Os chocolates integram a lista de alimentos proibidos para os animais por oferecem grande risco aos pets. O grande responsável por tornar esse alimento um verdadeiro problema para cães e gatos é uma substância tóxica para eles presente no chocolate, a chamada teobromina. Essa substância é facilmente metabolizada pelo nosso organismo, não oferecendo riscos à nossa saúde, contudo, os pets não conseguem ter a mesma reação.
Os cães e gatos não conseguem eliminar esse componente de forma rápida e, por isso, os animais podem acabar intoxicados. Essa intoxicação pode causar diversos problemas, dependendo da quantidade ingerida e o tipo de chocolate, além de estar diretamente relacionado ao peso do animal e consequentemente ao seu porte.
Imagine que um cachorro de pequeno porte de aproximadamente 3kg ingere 35g de chocolate ao leite. Embora a porção seja pequena para nós, o alimento é capaz de provocar vômitos e diarreia. Caso a quantidade seja dobrada, por exemplo, os sintomas são mais perigosos, pois os batimentos cardíacos dos pets podem acelerar consideravelmente. Se a porção for muito grande, aproximadamente 100g, podem ocorrer tremores e convulsões.
Não pense que os chocolate mais amargos oferecem menos riscos, assim como é para nós, devido à redução de açúcar. Para os animais, isso pode representar um perigo em dobro. Isso porque a concentração da teobromina é maior nos chocolates deste tipo, o que intensifica e prejudica ainda mais a saúde de cães e gatos.
Quais são os sintomas mais comuns?
Como dissemos anteriormente, isso depende da quantidade que o animal ingeriu. Porém, os sintomas podem variar, partindo desde vômitos e diarreias, passando pelo aumento da frequência cardíaca e chegando até a tremores e convulsões.
Em casos mais graves, os sintomas podem incluir hipertermia, respiração ofegantes, hipertensão arterial, gastroenterite hemorrágica e dor abdominal. Se o animal não receber tratamento emergencial, o quadro pode evoluir e levar o animal a óbito.
Por isso, preste muita atenção durante a Páscoa e não dê nenhum tipo de chocolate ao seu melhor amigo. Saiba que bolos, bolachas e demais doces e sobremesas à base de chocolate também oferecem os mesmos perigos. Dessa forma, caso o animal faça a ingestão acidental, leve-o ao veterinário imediatamente.
A Clínica Vet Produtor possui atendimento e clínica 24 horas, ideais para situações emergenciais que possam prejudicar a saúde do seu animal. São inúmeros serviços e exames realizados dentro do próprio local. Acesse nosso site e confira tudo o que podemos oferecer para cuidar do bem-estar e evitar riscos maiores ao seu melhor amigo.