
Além da prevenção em humanos o movimento contribui para a saúde dos pets
Já estamos no mês de conscientização do câncer de mama, e infelizmente esta doença também pode atingir nossos pets. O aparecimento de tumores em gatas e cadelas é bastante comum e deve ser diagnosticado o mais breve possível. Para ajudar a proteger seu pet, a Clínica Vet Produtor separou algumas dicas, confira.
Ocorrência nos animais
A incidência do câncer de mama nos pets vem crescendo muito ultimamente. A maior expectativa de vida dos animais, aliada a fatores genéticos e nutricionais, contribui para este quadro.
O câncer de mama corresponde a 50% dos tumores em cadelas e já é o terceiro tipo de tumor mais comum em gatas. A doença pode atingir animais de qualquer idade, mas é mais frequente em pets adultos e idosos.
Prevenção e castração
A castração é fundamental na prevenção dos tumores nos pets, e possui melhores resultados se realizada antes do primeiro cio. A incidência de tumores nestes animais é de apenas 0,5%, porém se a castração é realizada após o período fértil, o índice sobe para 8%. A cada ciclo o risco aumenta, trazendo mais perigo para a saúde do animal.
A situação é grave, já que cerca de 80% dos tumores que afetam as gatas é maligno. Nas cadelas a taxa é menor, de 50%, porém a doença é mais recorrente em animais desta espécie.
Diagnóstico
Para perceber a doença, é preciso detectar o nódulo na mama, o que pode ser feito através do contato e toque no animal. Caso alguma anomalia seja encontrada, é importante levar o pet ao veterinário imediatamente.
Só através de uma consulta especializada poderá ser possível confirmar a presença de câncer de mama no animal e então determinar o tratamento a ser realizado.
Tratamento
Existem diversas formas de combate à doença, que podem incluir cirurgia ou tratamento quimioterápico.
A intervenção cirúrgica é o método mais comum, sendo que na maioria dos casos ocorre a retirada do tumor e das mamas que foram afetadas.
Em casos mais graves, em que a metástase tenha sido confirmada, a quimioterapia é mais indicada. O procedimento não costuma causar tantos efeitos colaterais e visa o combate à doença e a qualidade de vida do pet.
Independente do tratamento escolhido, é muito importante cuidar do animal enquanto ele se recupera, dando muita atenção e carinho ao pet.
Agora que você conhece a importância do Outubro Rosa para o seu pet, que tal agendar uma visita veterinária? Acesse o site da Clínica Vet Produtor e conheça os serviços disponíveis para manter a saúde e qualidade de vida do seu animalzinho!