Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
O que faz um veterinário de animais silvestres?
28 de fevereiro de 2019

Assim como todos os outros pets, os animais silvestres precisam de consultas regulares com veterinários

Você já parou para pensar que, além de cães e gatos, outros animais também precisam de consultas com veterinários? Os animais silvestres são os melhores exemplos disso.

Embora pareça pouco comum, existem profissionais veterinários que cuidam especialmente desses bichinhos. Um dos grandes motivos disso, além de ser uma especialização natural, é o grande número de pessoas que optam por ter animais silvestres como bichos de estimação.

Afinal, como um veterinário de animais silvestres pode ajudar?

Antes de mais nada, é preciso que se diga que, na faculdade de Medicina Veterinária, esse tipo de cuidado também é muito estudado.

Além disso, assim como em Medicina, que o aluno escolhe qual especialização seguir, o médico veterinário tem o mesmo caminho.

Um veterinário específico para animais silvestres e selvagens tem como foco principal nas necessidades e no bem-estar de aves, répteis, coelhos, roedores e alguns outros animais.

Por exemplo, um profissional com essa especialização é capaz de dar dicas sobre o corte de asas em pássaros, criação de répteis de acordo com o clima e auxiliar sobre as formas de cuidar de pequenos roedores.

Quando procurar por uma consulta?

O ideal é levar os animais silvestres ao menos uma vez por ano, e não somente quando eles estiverem doentes. Contudo, uma das grandes vantagens desses animais é que, em geral, eles dispensam cuidados com vacinação e vermifugação.

Entretanto, um dos desafios de criar um animal silvestre é saber quando ele está doente. Por estarem presos ou fora do seu habitat natural, eles evitam demonstrar qualquer tipo de fraqueza.

Porém, atente-se a sinais e a mudanças de comportamento, como falta de apetite, pet mais quieto do que o normal ou mais agitado. Qualquer mudança mais brusca pode ser um sinal de problema.

A Clínica Vet Produtor é uma clínica especializada em atender animais silvestres. Nós contamos com profissionais especializados em diferentes bichos, como aves, répteis e roedores para melhor atender e cuidar da saúde do seu amiguinho.

Acesse nosso site e saiba mais detalhes! 

 

BLOG

28 de outubro de 2019
Como oferecer uma alimentação natural para o seu cachorro

Trocar a ração por alimentos frescos traz diversos benefícios para o seu pet Quem busca uma vida saudável, já...

25 de outubro de 2019
Como cuidar de um cão com câncer? 

Atendimento especializado e dedicação são fundamentais para enfrentar a doença  Se o seu cãozinho de estimação foi diagnosticado com...

18 de outubro de 2019
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança Você provavelmente já avistou um pássaro machucado...