
Em gatos, o corpo estranho linear é um problema comum e muito grave.
Você sabe o que é um corpo estranho linear? Embora o nome seja um pouco complicado de entender, na prática é bem simples. Esse termo é usado na medicina veterinária para denominar alguns objetos engolidos por gatinhos.
Os mais comuns deles são os fios de lã, algo que os animais adoram e o fio dental, que podem atrair o animal devido ao cheiro.
Esse interesse e fixação por brincar ou comer fio, porém, é considerado um distúrbio comportamental. Os felinos com essa característica são mais predispostos a ingerirem corpos estranhos, pois não são todos os gatos que têm esse comportamento.
Apesar disso, não podemos excluir nenhum gatinho deste problema, pois devido ao seu alto nível de interesse, o animal pode acabar engolindo algum corpo linear em algumas situações sem qualquer explicação.
Por que o corpo estranho linear é tão perigoso?
Os gatinhos possuem papilas na língua que os ajudam a empurrar o alimento para dentro da garganta.
Quando o felino mastiga um corpo estranho como fios de lã, fio dental ou qualquer outro tipo de objeto linear, as papilas impedem que eles o retirem da boca e, portanto, acabam engolindo-o.
Pode causar sérias complicações
O grande problema do animal engolir esses tipos de objetos é que uma parte do corpo estranho linear fica preso na base da língua enquanto o resto do fio desce pelo esôfago do gato.
Quando isso acontece – que acaba sendo na grande maioria das vezes – o fio pode perfurar todas as partes do trato gastrointestinal, desde o esôfago até o intestino. Essas perfurações podem causar uma grande infecção.
Quais são os sintomas?
Os sintomas tendem a aparecer quando o quadro está um pouco mais avançado. Caso o dono do bichinho não tenha visto a ingestão do corpo linear, é muito difícil entender a causa do problema.
Entretanto, se o animal apresentar sintomas como vômito, febre, perda de peso em excesso, falta de apetite, desidratação e a presença de mucosas pálidas, é bem provável que o bichano tenha engolido um corpo estranho.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é simples e pode ser feito por meio de exames de imagem como radiografia e ultrassom. Alguns exames de sangue auxiliam a confirmar se há algum tipo de infeção ou não.
Calma! Tem tratamento
Para remover o fio engolido, o tratamento é apenas cirúrgico. Caso seja este o caso, os médicos irão abrir a barriga do animal e retirar o fio de todas as partes do corpo.
Embora pareça algo simples, a cirurgia pode ser delicada, pois o fio pode enrolar no intestino ou no estômago do animal, sendo necessária a incisão em várias partes para retirar o fio do corpo do animal.
Cuidados pós-operatórios
Caso a cirurgia seja de fato necessária, muitas vezes o animal precisará de cuidados intensivos no pós-operatório, como internações e alimentação líquida e pastosa durante, geralmente, 15 dias.
Além disso, a utilização de medicações controladas é essencial para evitar que o animal não tenha dores nem infecções.
Para tudo, vale uma dica preciosa! Caso você veja o fio saindo pela boca ou pelo ânus, jamais tente a remoção. A tração do fio pode cortar e danificar vários órgãos do animal e, inclusive, levando-o a óbito.
Caso perceba essa mudança de comportamento e os sinais descritos anteriormente, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária.
A Clínica Vet Produtor possui um centro cirúrgico veterinário de ampla qualidade para atender todas as necessidades do seu animal. Acesse nosso site, entre em contato com a gente e cuide bem da saúde do seu pet!