Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
O que é um corpo estranho linear?
4 de abril de 2019

Em gatos, o corpo estranho linear é um problema comum e muito grave.

 

Você sabe o que é um corpo estranho linear? Embora o nome seja um pouco complicado de entender, na prática é bem simples. Esse termo é usado na medicina veterinária para denominar alguns objetos engolidos por gatinhos.

Os mais comuns deles são os fios de lã, algo que os animais adoram e o fio dental, que podem atrair o animal devido ao cheiro.

Esse interesse e fixação por brincar ou comer fio, porém, é considerado um distúrbio comportamental. Os felinos com essa característica são mais predispostos a ingerirem corpos estranhos, pois não são todos os gatos que têm esse comportamento.

Apesar disso, não podemos excluir nenhum gatinho deste problema, pois devido ao seu alto nível de interesse, o animal pode acabar engolindo algum corpo linear em algumas situações sem qualquer explicação.

 

Por que o corpo estranho linear é tão perigoso?

Os gatinhos possuem papilas na língua que os ajudam a empurrar o alimento para dentro da garganta.

Quando o felino mastiga um corpo estranho como fios de lã, fio dental ou qualquer outro tipo de objeto linear, as papilas impedem que eles o retirem da boca e, portanto, acabam engolindo-o.

 

Pode causar sérias complicações

O grande problema do animal engolir esses tipos de objetos é que uma parte do corpo estranho linear fica preso na base da língua enquanto o resto do fio desce pelo esôfago do gato.

Quando isso acontece – que acaba sendo na grande maioria das vezes – o fio pode perfurar todas as partes do trato gastrointestinal, desde o esôfago até o intestino. Essas perfurações podem causar uma grande infecção.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas tendem a aparecer quando o quadro está um pouco mais avançado. Caso o dono do bichinho não tenha visto a ingestão do corpo linear, é muito difícil entender a causa do problema.

Entretanto, se o animal apresentar sintomas como vômito, febre, perda de peso em excesso, falta de apetite, desidratação e a presença de mucosas pálidas, é bem provável que o bichano tenha engolido um corpo estranho.

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é simples e pode ser feito por meio de exames de imagem como radiografia e ultrassom. Alguns exames de sangue auxiliam a confirmar se há algum tipo de infeção ou não.

 

Calma! Tem tratamento

Para remover o fio engolido, o tratamento é apenas cirúrgico. Caso seja este o caso, os médicos irão abrir a barriga do animal e retirar o fio de todas as partes do corpo.

Embora pareça algo simples, a cirurgia pode ser delicada, pois o fio pode enrolar no intestino ou no estômago do animal, sendo necessária a incisão em várias partes para retirar o fio do corpo do animal.

 

Cuidados pós-operatórios

Caso a cirurgia seja de fato necessária, muitas vezes o animal precisará de cuidados intensivos no pós-operatório, como internações e alimentação líquida e pastosa durante, geralmente, 15 dias.

Além disso, a utilização de medicações controladas é essencial para evitar que o animal não tenha dores nem infecções.

Para tudo, vale uma dica preciosa! Caso você veja o fio saindo pela boca ou pelo ânus, jamais tente a remoção. A tração do fio pode cortar e danificar vários órgãos do animal e, inclusive, levando-o a óbito.

Caso perceba essa mudança de comportamento e os sinais descritos anteriormente, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária.

 

A Clínica Vet Produtor possui um centro cirúrgico veterinário de ampla qualidade para atender todas as necessidades do seu animal. Acesse nosso site, entre em contato com a gente e cuide bem da saúde do seu pet! 

 

BLOG

28 de outubro de 2019
Como oferecer uma alimentação natural para o seu cachorro

Trocar a ração por alimentos frescos traz diversos benefícios para o seu pet Quem busca uma vida saudável, já...

25 de outubro de 2019
Como cuidar de um cão com câncer? 

Atendimento especializado e dedicação são fundamentais para enfrentar a doença  Se o seu cãozinho de estimação foi diagnosticado com...

18 de outubro de 2019
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança Você provavelmente já avistou um pássaro machucado...