Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Mitos e verdade sobre a castração em gatos
31 de maio de 2019

Castração é um assunto sempre polêmico dentro da medicina veterinária preventiva. Conheça alguns mitos que rodeiam este procedimento

 

A castração é um procedimento com benefícios amplamente divulgados, porém, ainda há muitas dúvidas que vão desde o momento da cirurgia até o pós-operatório, incluindo alguns possíveis efeitos colaterais.

A cirurgia evita crias indesejadas e a superpopulação de gatos, o que contribui para evitar o abandono de pets e propagação de doenças comuns aos bichanos. No entanto, a realização da operação ainda causa polêmica em função dos mitos espalhados no mundo animal.

Vamos esclarecer algumas dúvidas?

 

Mitos e verdades sobre a castração felina

 

É recomendado castrar meu gato quando filhote?

Verdade. Embora não exista uma idade certa para castrar seu gatinho, o melhor é que o procedimento seja realizado antes que atinja a maturidade sexual, geralmente após a administração das vacinas múltiplas e antirrábica, evitando o estímulo hormonal.

 

A cirurgia afeta menos as fêmeas do que os machos?

Mito. A cirurgia é amplamente recomendada para fêmeas e machos, porém, o procedimento é muito mais invasivo para as mocinhas. Para ter acesso ao útero e aos ovários, é preciso cortar a musculatura da barriga, enquanto no caso dos machos, a cirurgia consiste na remoção dos testículos da bolsa escrotal.

 

Gatinhos ficam tristes no pós-operatório?

Mito. O que acontece é que o gato não castrado possui estímulos hormonais que o tornam territorialistas, agressivos e faz com que fujam de casa com frequência. Sem esse estímulo, o gato passa a ter comportamento mais calmo, dócil e tranquilo.

 

Após a castração, o gato vai engordar?

Mito. Nem todo gato castrado engorda, isto vai depender da sua alimentação e dos estímulos para se exercitar proporcionado a ele. Procure um veterinário para saber como proceder da melhor forma possível com o pós-operatório.

 

A Clínica Vet Produtor está aberta 24h para auxiliar seu gatinho em qualquer emergência e alteração. Conte conosco para o bem-estar do seu bichano e uma melhor qualidade de vida.

BLOG

doação sangue animal
13 de junho de 2020
Animais também podem doar sangue

Você sabia que os pets também pode ajudar a salvar vidas doando sangue? A atitude nobre ainda é pouco...

vacina contra a gripe cachorro
2 de junho de 2020
Vacina contra a gripe para cães: saiba quando fazer

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho. Com ele, vem a queda da temperatura e a preocupação...

como limpar tartaro cachorro
22 de maio de 2020
Limpeza de tártaro: quando visitar o veterinário?

Você sabia que 80% dos cães com mais de 05 anos de idade sofrem com o acúmulo de tártaro?...