
Castração é um assunto sempre polêmico dentro da medicina veterinária preventiva. Conheça alguns mitos que rodeiam este procedimento
A castração é um procedimento com benefícios amplamente divulgados, porém, ainda há muitas dúvidas que vão desde o momento da cirurgia até o pós-operatório, incluindo alguns possíveis efeitos colaterais.
A cirurgia evita crias indesejadas e a superpopulação de gatos, o que contribui para evitar o abandono de pets e propagação de doenças comuns aos bichanos. No entanto, a realização da operação ainda causa polêmica em função dos mitos espalhados no mundo animal.
Vamos esclarecer algumas dúvidas?
Mitos e verdades sobre a castração felina
É recomendado castrar meu gato quando filhote?
Verdade. Embora não exista uma idade certa para castrar seu gatinho, o melhor é que o procedimento seja realizado antes que atinja a maturidade sexual, geralmente após a administração das vacinas múltiplas e antirrábica, evitando o estímulo hormonal.
A cirurgia afeta menos as fêmeas do que os machos?
Mito. A cirurgia é amplamente recomendada para fêmeas e machos, porém, o procedimento é muito mais invasivo para as mocinhas. Para ter acesso ao útero e aos ovários, é preciso cortar a musculatura da barriga, enquanto no caso dos machos, a cirurgia consiste na remoção dos testículos da bolsa escrotal.
Gatinhos ficam tristes no pós-operatório?
Mito. O que acontece é que o gato não castrado possui estímulos hormonais que o tornam territorialistas, agressivos e faz com que fujam de casa com frequência. Sem esse estímulo, o gato passa a ter comportamento mais calmo, dócil e tranquilo.
Após a castração, o gato vai engordar?
Mito. Nem todo gato castrado engorda, isto vai depender da sua alimentação e dos estímulos para se exercitar proporcionado a ele. Procure um veterinário para saber como proceder da melhor forma possível com o pós-operatório.
A Clínica Vet Produtor está aberta 24h para auxiliar seu gatinho em qualquer emergência e alteração. Conte conosco para o bem-estar do seu bichano e uma melhor qualidade de vida.