Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Meu gato não usa mais a caixa de areia, e agora? 
14 de outubro de 2019

A mudança pode estar relacionada com o tipo de areia utilizada e até mesmo com a saúde do pet 

Seu pet felino sempre usou a caixa de areia, mas agora está fazendo as necessidades em outros lugares da casa? Essa mudança de comportamento pode significar algum desconforto com a areia, a caixinha ou até mesmo algum problema de saúde.  

Para ajudar a descobrir o que está acontecendo, a Clínica Vet Produtor separou o seguinte material, confira:  

O banheiro do pet está limpo? 

Gatos são animais muito higiênicos, portanto se a caixa de areia estiver suja, eles vão procurar outro lugar para se aliviar. Limpe a caixinha regularmente e veja se o pet volta a usá-la. 

Mudou de areia? 

Os gatos gostam de planejar tudo e não costumam reagir bem às mudanças. Portanto, se você trocou de areia recentemente, pode ser que tenha de voltar a usar a antiga. Faça um teste, utilize a areia de sempre e veja se o felino volta a usar seu banheiro normalmente. 

Caixinha de areia nova? 

Se você comprou um novo banheirinho para o felino, talvez tenha sido esse o motivo do problema. Alguns gatos não se adaptam bem às mudanças, ainda mais se o estilo da caixinha de areia for muito diferente. 

Banheiros de gato com cobertura podem trazer mais higiene para a casa, mas os gatinhos podem ficar inseguros demais para fazer as necessidades dentro de um espaço fechado. 

Não deixe faltar areia 

Se a caixinha de areia estiver um pouco vazia, talvez seu gato não consiga enterrar suas necessidades. Se este for o caso, ele não vai dar bola para a caixa e vai procurar se aliviar em outro lugar, como o vaso de plantas ou sobre o tapete.   

Seu gatinho está saudável? 

Quando o felino fica doente, seus hábitos podem variar bastante. Infecções urinárias e pedras nos rins podem fazer seu gato se aliviar em lugares diferentes, para fugir da dor que sente ao ir ao banheiro.  

Para proteger o animal e verificar se está tudo bem com a saúde do bichano, é preciso visitar o veterinário regularmente. Só um profissional especializado vai poder examinar e garantir que está tudo certo com o seu gatinho. 

 

Agora que você já sabe o que fazer, parta pra ação e veja se o seu pet volta a utilizar a caixinha de areia. Aproveite também para acessar o site da Clínica Vet Produtor e agende uma consulta para verificar a saúde do bichano! 

 

BLOG

doação sangue animal
13 de junho de 2020
Animais também podem doar sangue

Você sabia que os pets também pode ajudar a salvar vidas doando sangue? A atitude nobre ainda é pouco...

vacina contra a gripe cachorro
2 de junho de 2020
Vacina contra a gripe para cães: saiba quando fazer

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho. Com ele, vem a queda da temperatura e a preocupação...

como limpar tartaro cachorro
22 de maio de 2020
Limpeza de tártaro: quando visitar o veterinário?

Você sabia que 80% dos cães com mais de 05 anos de idade sofrem com o acúmulo de tártaro?...