Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Limpeza de tártaro: quando visitar o veterinário?
22 de maio de 2020
como limpar tartaro cachorro

Você sabia que 80% dos cães com mais de 05 anos de idade sofrem com o acúmulo de tártaro? Se não for tratado a tempo, o pet pode sofrer com dores na gengiva, e possibilidade de evolução para doenças mais graves, como meningite e outras infecções generalizadas. 

Algumas raças são mais propensas a desenvolverem o problema por conta de suas características bucais, como os de pequeno porte e os braquicefálicos, que possuem o focinho achatado (Pug, Shih Tzu,Buldogue francês e inglês, Pequinês, Lhasa Apso, Boston Terrier, Dogue de Bordeaux, Boxer, Maltês e Cavalier king charles spaniel. Por isso, nesses casos, a atenção do tutor deve ser redobrada e a alimentação deve ser preferencialmente a base de ração e petiscos específicos para cães. Isso porque alimentos mais moles podem grudar mais facilmente nos dentes. 

Quando o cão apresenta mau hálito e dentes amarelados, verdes e até pretos, é sinal que é hora de consultar um dentista veterinário, médico especializado na odontologia canina. Dependendo do estágio do tártaro, é necessário que o procedimento de higienização seja feito com sedação. Em alguns casos também são necessários tratamentos mais longos e complexos – como nos humanos. Por isso, esse profissional é tão importante para a saúde do cão. Aqui na Clínica Vet contamos com esse especialista!

Quando deve ser feita uma limpeza profissional no tártaro?

O veterinário vai conseguir orientar qual o momento adequado para realizar esta limpeza. Alguns pets precisam realizar anualmente! Mas alguns sinais de alerta devem ser notados pelo tutor: dentes amarelados e o tradicional bafinho são indícios que a saúde bucal não anda bem. 

Como é feita essa limpeza?

O dentista veterinário realiza a limpeza com um aparelho profissional parecido com o do dentista de humanos. Os animais devem ser sedados – inclusive por via respiratória. 

Prevenção

Para prevenir, o ideal será sempre a escovação. Existem cremes dentais com sabor que facilitam a aceitação por parte dos pets, além de possuir uma ação enzimática que auxilia a remoção da sujeira dos dentes. Mas, se o pet não aceita de forma nenhuma a escovação, existem aditivos para colocar na água e pós comestíveis que minimizam a aderência dos restos de comida. Na Casa do Produtor você encontra várias opções

Como escovar os dentes do pet?

  • A escovação deve ser feita desde filhote e repetida pelo menos três vezes por semana.
  • Comece com o seu próprio dedo, massageando as gengivas do pet. Inclua um reforço positivo, como petisco, toda vez que ele deixar você mexer na boca. 
  • Escolha um horário em que ele está mais relaxado, como após o banho ou depois de um passeio.
  • É possível usar uma dedeira (que cabe no seu dedo) ou uma escova especial para cães. 
  • Escove os dentes de maneira circular, desde os posteriores, até os da frente. Não coloque pressão demais. 
  • Não use água para finalizar e nunca utilize produtos para humanos. 
  • Hoje em dia existem petiscos especiais para dentes e muitas opções para a prevenção.

 

Ficou com alguma dúvida?
Agende sua consulta aqui na Clínica Vet Produtor!

 

BLOG

como limpar tartaro cachorro
22 de maio de 2020
Limpeza de tártaro: quando visitar o veterinário?

Você sabia que 80% dos cães com mais de 05 anos de idade sofrem com o acúmulo de tártaro?...

14 de maio de 2020
Comportamento dos pets pode alterar na quarentena

Com a pandemia de Covid-19, muitos tutores passaram a trabalhar em casa. E isso alterou o comportamento de muitos pets. Tem alguém “causando”...

mãe de pet
8 de maio de 2020
Conexão entre tutoras e pets é como a de mãe e filho

Há quem diga que mãe de pet não é mãe. Mas a ciência prova o contrário. Um estudo desenvolvido...