Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 
18 de outubro de 2019

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança

Você provavelmente já avistou um pássaro machucado no chão e quis ajudar, mas você sabe o que deve ser feito? Para ajudar nesta situação, a Clínica Vet Produtor separou as seguintes dicas, confira! 

O pássaro é filhote?  

Ao ver uma ave se debatendo no chão, é normal querer ajudar, mas será mesmo que o pássaro precisa de você? Observe o animal de longe para saber se ele está machucado e tente estimar uma idade aproximada.  

Se o pássaro parecer jovem e já tiver penas, pode ser que ele esteja apenas aprendendo a voar. Porém se ele for filhote e tiver poucas penas, é possível que tenha caído de seu ninho. Neste caso, se o animal não apresentar sinais de ferimento, você pode colocá-lo de volta no ninho.  

O animal está machucado? 

Procure por feridas abertas e sangue no pássaro, para saber se deve ou não partir para o resgate. Além disso, observe a movimentação do animal: se ele estiver com dificuldades para voar ou ficar em pé, é melhor ajudar o bichinho. 

Como resgatar um pássaro ferido? 

Para pegar a ave e buscar ajuda especializada, é preciso se preparar. Encontre uma caixa de papelão e faça buracos para ventilar o espaço. Forre a caixa com uma toalha ou tecido macio, e providencie uma cobertura, que pode ser uma tampa ou tecido grosso.  

Para a captura, utilize um pano para cobrir a ave. Então, pegue gentilmente o animal e o transfira para a caixa de papelão. Para tranquilizar o animal, é importante cobrir a caixa, deixando o pássaro no escuro e em silêncio. 

Procure um Centro de Triagem de Animais Silvestres 

Este passo é importantíssimo para que o animal receba todos os cuidados que precisa. É possível encontrar no site do IBAMA uma lista de centros de triagem que podem receber e reabilitar o pássaro ferido.  

Além disso, você pode transportar o animal diretamente para uma clínica veterinária especializada que tenha condições de cuidar da ave.  

 

Encontrou um pássaro ferido na rua e quer agir rápido para salvar o animal? Então acesse o site da Clínica Vet Produtor e agende uma consulta de emergência! 

 

BLOG

28 de outubro de 2019
Como oferecer uma alimentação natural para o seu cachorro

Trocar a ração por alimentos frescos traz diversos benefícios para o seu pet Quem busca uma vida saudável, já...

25 de outubro de 2019
Como cuidar de um cão com câncer? 

Atendimento especializado e dedicação são fundamentais para enfrentar a doença  Se o seu cãozinho de estimação foi diagnosticado com...

18 de outubro de 2019
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança Você provavelmente já avistou um pássaro machucado...