Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Conheça os três tipos de anemia em cães
25 de abril de 2019

Existem três tipos da doença que podem afetar seu bichinho: hemorrágica, hemolítica e aplástica. Leia mais

 

A anemia é uma doença comum entre nós, seres humanos. Uma alimentação desprovida de certos nutrientes pode ser o precursor da doença, bem como fatores hereditários ou alteração na medula óssea.

Em nosso sangue, e também no dos animais, são encontradas diferentes células, como glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas, as quais se encontram em perfeita quantidade no organismo. A doença ocorre quando a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) se encontra inferior à quantidade ideal.

Essa célula é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo, em todos os diferentes órgãos e tecidos do corpo. A carência de hemácias em animais também pode acarretar esse grave problema de saúde, para o qual apenas o médico veterinário é capaz de decidir o tratamento adequado em cada animal, variando do uso de medicamentos antibióticos até o transplante de medula óssea.

 

Quais são os tipos existentes de anemias?

Anemia hemorrágica

Diretamente relacionada à perda de sangue, seja por feridas, parasitas externos ou úlceras. O animal fica fraco e instável, além de apresentar sangue na urina ou nas fezes quando a hemorragia ocorre internamente.

Anemia hemolítica

Acontece quando o próprio sistema imunológico do bichinho modifica o ciclo natural das células vermelhas, impedindo que elas possam se reproduzir para alcançar uma proporção adequada no sangue. Pode estar relacionada a causas hereditárias ou parasitas internos. Apresenta, em muitos casos, a icterícia, coloração amarelada na pele e nos olhos.

Anemia aplástica

A anemia aplástica ocorre quando a produção da medula óssea não é o suficiente para compensar a perda natural destas células pelo organismo. Seu cão acaba fazendo menos glóbulos vermelhos do que o necessário para suprir a morte natural desses componentes. Pode ser causada por tumores, infecções, radiação ou até insuficiência renal.

 

Quais são os sintomas da anemia em cães?

De modo geral, o seu bichinho poderá apresentar palidez nas mucosas, falta de disposição, emagrecimento e perda de apetite, muitas vezes unindo com a depressão e urina escurecida. É extremamente importante prestar atenção nesses comportamento caninos, uma vez que são os primeiros sinais apresentados pela anemia.

Quando esses sintomas forem notados, o veterinário orientará a realização do método mais eficiente para o diagnóstico preciso: o exame de sangue. Será realizada a contagem dos glóbulos vermelhos presentes no organismo para assim iniciar o tratamento ideal para cada tipo de anemia.

Apenas o médico veterinário será capaz de dizer qual tipo de intervenção será realizada no seu bichinho, seja medicamentosa ou cirúrgica. Conte conosco da Clínica Vet Produtor para cuidar do seu melhor amigo, da melhor forma possível.

BLOG

28 de outubro de 2019
Como oferecer uma alimentação natural para o seu cachorro

Trocar a ração por alimentos frescos traz diversos benefícios para o seu pet Quem busca uma vida saudável, já...

25 de outubro de 2019
Como cuidar de um cão com câncer? 

Atendimento especializado e dedicação são fundamentais para enfrentar a doença  Se o seu cãozinho de estimação foi diagnosticado com...

18 de outubro de 2019
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança Você provavelmente já avistou um pássaro machucado...