
Confira as causas deste problema recorrente entre os cães
A dermatite por lambedura é um problema muito sério e comum entre os cães. Muitos pets têm o hábito de se lamber constantemente, causando feridas pelo corpo. Se o seu bichinho apresenta ferimentos, talvez a causa esteja neste tipo de dermatite. Confira mais sobre este problema a seguir e mantenha seu cãozinho saudável.
Conhecendo o problema
A dermatite por lambedura é uma inflamação em determinada região do corpo, causada justamente pela lambida do animalzinho, que provoca o surgimento de feridas.
O problema é grave, já que a pele a pele fica exposta à ação de bactérias e fungos, que podem estar no ambiente externo e até mesmo na própria saliva do animal.
Portanto, se o seu cãozinho está se lambendo demais e apresenta alguma ferida na região, é melhor fazer uma visita à clínica veterinária.
Quais as principais causas?
O problema tem se tornado recorrente entre os cães, e uma explicação para isso pode ser encontrada no estilo de vida dos tutores. Isto porque muitos animais acabam estressados com a ausência dos seus amigos humanos, e se lambem compulsivamente enquanto os esperam.
As razões para as lambidas constantes ainda não foram desvendadas, mas analistas de comportamento animal acreditam que elas sirvam de válvula de escape para o estresse e a ansiedade.
O problema é comum em cachorros alérgicos, e faz com que os animais lambam a região para aliviar a coceira causada pela alergia.
Como identificar o problema
Lambidas constantes e feridas pelo corpo são os principais sinais da dermatite por lambedura. É muito importante procurar um atendimento veterinário o mais rápido possível, já que existem diversos problemas graves relacionados com a lambedura excessiva.
Além das alergias, inflamações prévias, dores e até mesmo a presença de tumores podem desencadear as lambidas na região.
Diagnóstico e tratamento
Descobrir a causa da dermatite por lambedura não é tarefa fácil. Para isso, o médico veterinário precisa realizar vários testes, e excluir uma por uma as doenças que podem servir de base do problema.
O tratamento é realizado de acordo com a causa da dermatite, e pode envolver o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Apenas um profissional especializado saberá qual a melhor maneira de tratar o problema.
Agora que você conhece mais sobre a dermatite por lambedura, visite o site da Clínica Vet Produtor e confira os serviços disponíveis para manter o seu cãozinho sempre saudável.