Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Conheça a dermatite por lambedura 
23 de agosto de 2019

Confira as causas deste problema recorrente entre os cães 

A dermatite por lambedura é um problema muito sério e comum entre os cães. Muitos pets têm o hábito de se lamber constantemente, causando feridas pelo corpo. Se o seu bichinho apresenta ferimentos, talvez a causa esteja neste tipo de dermatite. Confira mais sobre este problema a seguir e mantenha seu cãozinho saudável. 

Conhecendo o problema 

A dermatite por lambedura é uma inflamação em determinada região do corpo, causada justamente pela lambida do animalzinho, que provoca o surgimento de feridas. 

O problema é grave, já que a pele a pele fica exposta à ação de bactérias e fungos, que podem estar no ambiente externo e até mesmo na própria saliva do animal.  

Portanto, se o seu cãozinho está se lambendo demais e apresenta alguma ferida na região, é melhor fazer uma visita à clínica veterinária. 

Quais as principais causas? 

O problema tem se tornado recorrente entre os cães, e uma explicação para isso pode ser encontrada no estilo de vida dos tutores. Isto porque muitos animais acabam estressados com a ausência dos seus amigos humanos, e se lambem compulsivamente enquanto os esperam.  

As razões para as lambidas constantes ainda não foram desvendadas, mas analistas de comportamento animal acreditam que elas sirvam de válvula de escape para o estresse e a ansiedade.  

O problema é comum em cachorros alérgicos, e faz com que os animais lambam a região para aliviar a coceira causada pela alergia.  

Como identificar o problema 

Lambidas constantes e feridas pelo corpo são os principais sinais da dermatite por lambedura. É muito importante procurar um atendimento veterinário o mais rápido possível, já que existem diversos problemas graves relacionados com a lambedura excessiva.  

Além das alergias, inflamações prévias, dores e até mesmo a presença de tumores podem desencadear as lambidas na região.  

Diagnóstico e tratamento 

Descobrir a causa da dermatite por lambedura não é tarefa fácil. Para isso, o médico veterinário precisa realizar vários testes, e excluir uma por uma as doenças que podem servir de base do problema. 

O tratamento é realizado de acordo com a causa da dermatite, e pode envolver o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Apenas um profissional especializado saberá qual a melhor maneira de tratar o problema. 

 

Agora que você conhece mais sobre a dermatite por lambedura, visite o site da Clínica Vet Produtor e confira os serviços disponíveis para manter o seu cãozinho sempre saudável. 

 

BLOG

como limpar tartaro cachorro
22 de maio de 2020
Limpeza de tártaro: quando visitar o veterinário?

Você sabia que 80% dos cães com mais de 05 anos de idade sofrem com o acúmulo de tártaro?...

14 de maio de 2020
Comportamento dos pets pode alterar na quarentena

Com a pandemia de Covid-19, muitos tutores passaram a trabalhar em casa. E isso alterou o comportamento de muitos pets. Tem alguém “causando”...

mãe de pet
8 de maio de 2020
Conexão entre tutoras e pets é como a de mãe e filho

Há quem diga que mãe de pet não é mãe. Mas a ciência prova o contrário. Um estudo desenvolvido...