
Há quem diga que mãe de pet não é mãe. Mas a ciência prova o contrário. Um estudo desenvolvido na Universidade de Azabu, no Japão, mostra que o elo entre tutores e cães é tão forte que pode ser comparado ao amor que as mães têm com filhos recém-nascidos.
Isso se deve à liberação da ocitocina, o hormônio do amor. De acordo com o jornal Gaúcha ZH,”a ocitocina é produzida na glândula hipófise superior, área que tem conexão com o hipotálamo, região do cérebro relacionada ao bem-estar e às emoções. Quando uma mãe olha para o seu bebê, por exemplo, os níveis de ocitocina no seu organismo sobem”. Isso acontece de forma semelhante entre cães e tutores. No estudo, eles foram colocados em uma sala para que interagissem juntos. Mais tarde, amostras de urina de ambos foram recolhidas e os testes comprovaram o aumento da produção do hormônio do amor durante o período do teste. A pesquisa, publicada na Revista Science, também demostrou que as fêmeas são mais sensíveis ao hormônio.
Um outro estudo, da Revista Emory University, nos EUA, também comprovou que os pets vêem os tutores como alguém da sua família.
Então, Feliz Dia das Mães para todas as mães de pets!