
A diabetes não tem cura, mas pode ser tratada com sucesso! Saiba mais sobre os sintomas e os tratamentos necessários
A Diabetes Mellitus é uma doença endócrina crônica, a qual pode ocorrer nos cães e nos gatos. Caracterizada por um aumento de açúcar no sangue (hiperglicemia), a diabetes ocorre a partir da deficiência em produzir insulina suficiente para as necessidades do seu animal.
Os sintomas mais frequentes são perda de peso, aumento da ingestão de água, do apetite e da frequência urinária. São raras, mas também podem ocorrer o aparecimento de cataratas, pancreatite e outras infecções. Estes riscos são diminuídos quando a doença for bem controlada, sendo tratada da melhor forma possível!
Quais são as complicações da diabetes?
A diabetes pode causar cegueira e os machucados demoram para se fechar. Além disso, pode ocorrer alguns estragos fatais nos rins e no coração. Complicações neste nível só são evitadas se o bichinho receber injeções diárias de insulina. No mais, é preciso cuidar bem da alimentação e estimular seu animal a se exercitar todos os dias. Mudanças de hábitos são extremamente necessárias para controlar a diabetes!
Quais são os principais sintomas da diabetes?
O sintoma mais comum é a poliúria (excesso de urina). Isso ocorre porque o rim já não consegue mais absorver a glicose, fazendo com que o animal urine mais do que o normal. Caso você perceba que seu bichinho está assim, leve-o imediatamente ao seu veterinário de confiança.
Outra característica bem importante é a maior ingestão de água e um hálito semelhante ao da acetona. Em casos em que a doença está mais avançada, seu animal pode apresentar muito cansaço ou fadiga.
O mais importante e eficaz é avaliar qualquer alteração de comportamento do seu cão ou gato! Quando controlada no início, é difícil que a doença evolua para sequelas mais graves.
Qual é a forma de tratamento para diabetes?
Depende muito do tipo da diabetes e do estado do animal. Porém, devido à grande perda de líquido, geralmente é recomendado fluidoterapia (ingestão de soro). A mudança de hábitos, como dito anteriormente, é fundamental para o tratamento correto. Rações dietéticas e uso de injeções de insulina são algumas das recomendações. Consulte seu veterinário para ter o tratamento adequado para seu bichinho.
Nós, da Clínica Vet Produtor, estamos disponíveis para te ajudar 24 horas por dia. Ao menor sinal de mudanças comportamentais, traga seu bichinho para avaliarmos.