Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Como identificar se meu gato está doente
31 de outubro de 2018

Apesar de não ser fácil perceber os sinais de doença, é muito importante saber como reconhecer se o seu gato está doente ou não.

É muito difícil que seu gatinho demonstre que está doente, não é mesmo? Afinal, eles são muito resistentes, fortes e sabem como ninguém ocultar sinais da doença. Porém, é importante prestar atenção em alguns pontos.

O que perceber?

Você deve saber que o seu gato, assim como você, tem uma rotina estabelecida. Geralmente eles acordam junto com você, fazem refeições esporádicas durante o dia e adoram brincar assim que você chega em casa, certo?

Por isso, é fundamental estar sempre interagindo com o animalzinho, para poder perceber a ausência de algumas atitudes rotineiras. Se esses hábitos não variam, muito provavelmente o felino está com ótima saúde, mas caso ocorra alguma mudança, é preciso redobrar a atenção.

Entre algumas das mudanças mais comuns estão: diminuição de atividade, aumento ou perda de peso, comportamento diferente, frequência de uso da caixa de areia tanto para mais quanto para menos, tempo de sono, consistência e cheiro das fezes e urina, frequência respiratória, miado diferente ou mudança de cheiro.

Caso algumas das atitudes anteriores estiverem acontecendo com o seu felino, será preciso ficar bem atento.

Sinais de alerta!

Alimentação

Você sabia que o hipertireoidismo e o diabetes felino são frequentemente acompanhados de um excesso de apetite? Pois é, caso o seu animal estiver comendo mais do que o habitual, vale a pena levá-lo a uma consulta veterinária.

Se, caso contrário, houver diminuição do consumo de alimentos, pode ser devido a problemas dentais, disfunções renais ou até câncer. Neste caso, se o gatinho não comer, nem beber nada em 24 horas, você deve levá-lo ao veterinário.

Higiene

Como você bem sabe, os felinos adoram estar limpos. Eles costumam se limpar antes e depois de comer, antes e depois de dormir e muitas vezes quando os acariciamos. A partir do momento em que ele passa a se limpar menos do que o normal ou a não se limpar, há algo de errado.

O hálito dos gatinhos também  podem significar problemas. Apesar deles não apresentarem um hálito fresco, se você notar um cheiro muito desagradável, isso pode significar problemas renais ou doenças dentais. Agora, se o hálito for frutal ou mais doce, é um sinal de diabetes.

Além disso, atividade anormal em sua caixa de areia pode representar alguns sinais de infecção ou obstrução das partes íntimas. Mudanças na frequência do uso, assim como a cor, cheiro, textura ou quantidade dos resíduos do seu animal de estimação, devem ser levadas em consideração.

Comportamentos:

Seja em escassez ou em excesso, os níveis de atividade são importantes e merecem um sinal de advertência. Caso ocorra muita atividade do animal, o problema pode estar na tireoide. Se ele se mexe pouco ou não se empenha muito para brincar ou se aproximar, isto pode indicar artrite ou outras questões. Porém, esse comportamento pode modificar-se de acordo com a idade.

Apesar de ser difícil identificar as mudanças no sono do animal, é importante ficar atento no controle de suas horas dormidas. Se o animal passa acordado o tempo que costumava a dormir ou passa a noite toda vagando pela casa, pode ser que haja uma causa subjacente.

Existem inúmeras mudanças de comportamento que podem indicar que o animal está doente. Por isso, é importante prestar atenção nos mínimos detalhes, afinal, apesar de ser difícil perceber possíveis problemas, é extremamente necessário procurar um veterinário sempre que suspeitar de algo.

BLOG

doação sangue animal
13 de junho de 2020
Animais também podem doar sangue

Você sabia que os pets também pode ajudar a salvar vidas doando sangue? A atitude nobre ainda é pouco...

vacina contra a gripe cachorro
2 de junho de 2020
Vacina contra a gripe para cães: saiba quando fazer

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho. Com ele, vem a queda da temperatura e a preocupação...

como limpar tartaro cachorro
22 de maio de 2020
Limpeza de tártaro: quando visitar o veterinário?

Você sabia que 80% dos cães com mais de 05 anos de idade sofrem com o acúmulo de tártaro?...