Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Como funciona a acupuntura em animais
7 de fevereiro de 2019

O procedimento é comum em seres humanos, mas também pode ser aplicado em animais, sendo capaz de proporcionar inúmeros benefícios a eles.

Você sabia que a acupuntura também pode ser realizada em animais? Essa técnica, muito utilizada na medicina chinesa e, principalmente em humanos, vem ganhando força no tratamento também de pets.

Esse método, chamado de alternativo, baseia-se na estimulação de determinados pontos do corpo, que auxiliam na manutenção e na melhora da saúde do animal.

Esses pontos possuem grandes concentrações de terminações nervosas, possibilitando acesso direto ao sistema nervoso central.

A acupuntura pode ajudar o seu pet

A acupuntura é benéfica para diversos problemas de saúde, além de distúrbios comportamentais. Sendo uma forma de complemento a outros tratamento, a acupuntura é capaz de diminuir inflamações e dores crônicas, como doenças na coluna, artroses, dermatites, obesidades e doenças autoimunes.

Além disso, em alguns casos, a acupuntura também pode auxiliar a tratar sinais de depressão, hiperatividade e medo.

O que preciso saber do tratamento?

Antes de mais nada, é necessário entender que a acupuntura nos animais segue os mesmos princípios da aplicação em humanos.

Ocorre uma avaliação geral e não somente dos sintomas apresentados, levando em consideração, desde a idade, até a personalidade e o ambiente em que o animal vive.

Vale ressaltar, que esse tratamento deve ser realizado apenas por profissionais que, além da formação em Medicina Veterinária, também possua especialização nesse tipo de método.

Em geral, a primeira sessão de acupuntura costuma demorar mais do que as demais, pois o profissional precisa conhecer o seu paciente e quais serão as suas respostas mediante ao tratamento.

Contudo, o tempo de duração de cada sessão, além da quantidade de aplicações necessárias, pode variar de acordo com a necessidade do animal e da patologia a ser tratada.

Todos os animais podem desfrutar da acupuntura?

Sim! Esse tratamento pode ser realizado em qualquer animal, incluindo gatos, cachorros, cavalos, aves e répteis.

Embora possa ser indicado para pets de qualquer idade,  essa intervenção proporciona ótimos benefícios para os animais idosos, principalmente aqueles que possuem restrições em relação a alguns medicamentos.

E aí, imaginava que a acupuntura poderia ser tão benéfica para os pets? Pois é, esse tratamento pode ser fundamental para cuidar do bem estar do seu melhor amigo.

A Clínica Vet Produtor possui um especialista em Acupuntura Veterinária, que é um tratamento de saúde alternativo, realizado por meio da aplicação de agulhas através do sistema nervoso central e ajuda na prevenção de diversos problemas atuando diretamente no sistema fisiológico do animal. Acesse nosso site e saiba mais.

BLOG

28 de outubro de 2019
Como oferecer uma alimentação natural para o seu cachorro

Trocar a ração por alimentos frescos traz diversos benefícios para o seu pet Quem busca uma vida saudável, já...

25 de outubro de 2019
Como cuidar de um cão com câncer? 

Atendimento especializado e dedicação são fundamentais para enfrentar a doença  Se o seu cãozinho de estimação foi diagnosticado com...

18 de outubro de 2019
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança Você provavelmente já avistou um pássaro machucado...