Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Como evitar que seu Hamster fique doente 
9 de agosto de 2019

Conheça algumas dicas para manter seu roedor saudável

Hamsters dificilmente adoecem, mas erros ao manejar o roedor e na alimentação podem causar danos à saúde do animal. Confira as dicas que a Clínica Vet Produtor preparou para seu pet a seguir: 

Erros na alimentação 

Quando pensamos neste roedor, geralmente nos vem à cabeça um animal bem gordinho, não é verdade? Isto porque os tutores costumam alimentar seus pets com um mix de sementes, que é pobre em nutrientes e muito gorduroso. 

Para oferecer uma alimentação mais saudável e diminuir o risco de doenças ligadas à obesidade, procure rações desenvolvidas especialmente para os pets. Você pode deixar o mix de sementes apenas como sobremesa para seu bichinho de estimação.  

Respeite a hora do soninho  

Os hamsters são animais noturnos, por isso passam a maior parte do dia dormindo, ficando mais ativos durante a noite.  

Muitos tutores acabam interagindo demais com os pets ao longo do dia, desrespeitando as necessidades do animal e gerando estresse. Desta forma, o roedor fica mais suscetível a doenças ligadas à depressão e acaba se tornando mais arredio. 

Mantenha a gaiola limpa 

Por mais estranho que pareça, gatos e hamsters compartilham uma qualidade em comum, ambos se encarregam da própria limpeza. Os roedores se mantêm limpinhos ao lamberem seus pelos diariamente, mas quem deve cuidar da limpeza da gaiola são os seus tutores. 

Ao manter o lar do pet limpo, você evita a proliferação de bactérias, fungos e parasitas que podem afetar a saúde do animal. 

Não escolha uma gaiola pequena 

Quanto mais espaçosa, mais cara tende a ser a gaiola, porém economizar na escolha do ambiente do seu pet pode custar muito futuramente. Isto porque a falta de espaço pode gerar muito estresse no animal e reduzir sua imunidade. Além disso, roedores sem muita área para se locomover acabam se tornando mais sedentários e podem adquirir peso facilmente. 

Coloque seu hamster pra correr 

Disponibilizar uma casinha espaçosa para seu roedor é ótimo, porém de nada adianta se não houver nada para fazer dentro dela. 

Coloque túneis, escadinhas e as famosas rodas de exercício para que seu hamster possa se divertir na gaiola. Assim, você evita que a obesidade e a depressão sejam problemas para o seu pet.

Leia mais:  

As doenças mais comuns do hamster 

 

Gostou destas dicas? Então aproveite para acessar o site da Clínica Vet Produtor e conheça os serviços disponíveis para manter seu hamster feliz e saudável. 

 

 

BLOG

doação sangue animal
13 de junho de 2020
Animais também podem doar sangue

Você sabia que os pets também pode ajudar a salvar vidas doando sangue? A atitude nobre ainda é pouco...

vacina contra a gripe cachorro
2 de junho de 2020
Vacina contra a gripe para cães: saiba quando fazer

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho. Com ele, vem a queda da temperatura e a preocupação...

como limpar tartaro cachorro
22 de maio de 2020
Limpeza de tártaro: quando visitar o veterinário?

Você sabia que 80% dos cães com mais de 05 anos de idade sofrem com o acúmulo de tártaro?...