Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Como dar banho no seu gato
27 de junho de 2019

Gatos são animais extremamente higiênicos, mas uma lavagem às vezes é necessária

Antes de tudo, é preciso ficar bem claro: gatos dificilmente precisarão de banho, mas existem ocasiões em que não tem escapatória. Banhar o seu felino pode trazer alguns riscos, portanto listamos aqui algumas dicas para facilitar essa tarefa.

É saudável dar banho no gato?

Normalmente, você não precisa lavar seu gato, porém existem situações em que a limpeza é necessária e não traz risco algum ao bem-estar do seu bichano. Se seu animal está muito sujo após uma caçada prolongada ou seu pelo entrou em contato com substâncias tóxicas (materiais de limpeza, inseticidas, alvejantes), um bom banho é a solução. Com o devido cuidado e obedecendo o limite de tempo adequado entre os banhos, em média de 45 dias, seu pet não corre nenhum risco.

Cuidado com a temperatura da água

Um dos maiores cuidados que você deve tomar ao lavar seu gato é com a temperatura da água. Se ela estiver muito quente, pode contribuir para a proliferação de fungos. Se estiver muito gelada, além de estressar seu bichano, deixa o animal suscetível à hipotermia. O ideal é que seja um banho morno, assim a temperatura ajuda a relaxar o animal.

Não deixe seu gato se estressar

Esse é um fator importantíssimo para quem quer dar banho no seu gato. Aquela máxima de que gatos não são muito fãs de água é verdadeira para muitos felinos, por isso, faça com cautela. Esteja atento aos sinais que seu animal lhe transmite e nunca force um banho. Uma boa dica é levar o gatuno ao local do banho com antecedência, para que o bichano vá se acostumando com o ambiente e diminuindo a ansiedade. 

Como dar banho no seu gato?

Em primeiro lugar, é importante encontrar um local com bastante espaço para que você possa limpá-lo com facilidade. Dependendo do tamanho do seu gato, a pia do banheiro pode ser uma boa opção, mas até mesmo uma bacia ou vasilha podem ser utilizadas. 

Molhe todo o corpo do seu bichano, com exceção da cabeça, espalhando em seguida o xampu específico para gatos. Faça movimentos leves para tranquilizar seu pet e, em seguida, enxágue-o bem. Ao lavar a cabeça, todo cuidado é pouco, pois água nos ouvidos do seu gato pode obrigá-lo a fazer uma visita surpresa à clínica veterinária. 

Após o banho, seque bem o seu felino para evitar a propagação de fungos. Se tiver acesso, seu gato provavelmente vai atrás de um bom banho de sol para se aquecer.

 

Muitos donos têm receio de se machucar ou fazer algo errado enquanto lavam seu gatinho. Se você é assim também, a Clínica Vet Produtor oferece banhos com profissionais da área e produtos especializados. Assim, fica fácil deixar o seu felino limpinho, com muita segurança e tranquilidade.

 

 

 

BLOG

como escovar os pelos do pet
27 de novembro de 2020
Como escovar os pelos dos pets

Com a chegada da Primavera, é normal os cães perderem mais pelos que o habitual. Nessa época, a pelagem...

novembro azul
5 de novembro de 2020
Novembro Azul: câncer de próstata nos pets

A campanha Novembro Azul Pet existe para conscientizar os tutores sobre a prevenção de tumores e anomalias que podem...

doação sangue animal
13 de junho de 2020
Animais também podem doar sangue

Você sabia que os pets também pode ajudar a salvar vidas doando sangue? A atitude nobre ainda é pouco...