
As pesquisas e avanços tecnológicos na área da saúde estão permitindo que pets vivam cada vez mais e melhor. Se antes a idade de cachorros pequenos ficava na média dos 9 anos, hoje ela pode chegar tranquilamente aos 18, o que significa dobrar a expectativa de vida dos cachorros de porte pequeno. Isso também vale para os felinos. Os gatos costumavam viver, em media, 10 anos, mas hoje alcançam os 20.
Mas, para que eles tenham uma boa de qualidade vida são necessários exames periódicos, que compõem o famoso check-up. Sim, aquela checagem anual também é necessária para cães e gatos. Isso permite rastrear alguma doença em estágio inicial e oferecer a segurança que tudo vai bem.
A avaliação de saúde deve ser feita desde filhote. No início, o veterinário irá orientar sobre os protocolos de vacinação, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, alimentação e orientaçoes importante sobre a saúde do pet. Ao longo da vida, um check up anual é o indicado. A partir dos 7 anos, ou se o pet apresentar patologia que necessite acompanhamento, o check up deve ocorrer a cada seis meses.
O veterinário, de acordo com a anamnese (conversa com o tutor) e o exame físico realizado em consultório, irá definir quais exames indicados em cada caso. O registro desses itens ajudará na construção de um histórico, auxiliando o profissional numa análise a longo prazo do quadro geral de saúde.
Se o veterinário achar necessário, ele poderá pedir exames de sangue, como hemograma e bioquímicos, raio-X, ultrassom de abdômen, além dos exames cardiológicos como eletrocardiograma ou ecocardiograma, dentre outros.
Exames específicos
Exame de sangue: assim como nos tutores, mostra a quantidade de leucócitos, hemoglobina, plaquetas, além do colesterol. É um dos primeiros exames pedidos, pois identifica doenças que não dão sinais aparentes.
Eletrocardiograma: pode ser solicitado para verificar a frequência cardíaca, em especial se o pet apresentar cansaço extremo sem muito esforço.
Doenças que podem passar despercebidas:
Câncer, em especial a partir dos 8 anos;
Cistite;
Doenças cardiovasculares;
Doenças endócrinas ;
Doenças renais;
Otite ;
Alergias;
Infecções bacterianas.
A prevenção é o melhor cuidado. Consulte regularmente um veterinário! Aqui na Clínica Vet temos toda a estrutura, amor e carinho para o seu pet!