Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
Aprenda a cuidar da sua chinchila de estimação 
30 de setembro de 2019

Cuidados simples garantem uma vida longa e saudável ao animal 

A Chinchila é um animal dócil, que faz a alegria da criançada. O pequeno roedor demanda poucos cuidados e pode ser até mesmo mantido pelos pequenos, desde que orientados por um adulto. Estes motivos fazem deste roedor o pet perfeito para quem mora em apartamentos. Além disso, o pequeno dentuço é uma ótima opção de animal de estimação em classes de aula infantis. 

Confira mais sobre este simpático animal a seguir e conheça os cuidados básicos para manter ele saudável e feliz. 

Origens da chinchila 

O animalzinho era muito comum nas regiões andinas da América do Sul, principalmente em países como Argentina, Bolívia, Chile e Peru – atualmente, porém, os roedores estão restritos a pequenas colônias nos altos cumes andinos. A chinchila começou a ser domesticada no ano de 1920, e se espalhou rapidamente pelo mundo graças a sua fofura e pelagem macia. 

Coloque seu pet pra correr 

Para que a chinchila tenha uma vida feliz, é importante disponibilizar uma gaiola espaçosa com vários atrativos. Escadas, prateleiras e uma roda de corrida são essenciais para manter o roedor sempre ativo. Não se esqueça também de incluir uma casinha para que depois de uma sessão de exercícios seu pet possa descansar tranquilo.  

Chinchila toma banho? 

O pequeno roedor é muito asseado e adora um bom banho, porém nada de usar água para limpar o pet, viu? Para a limpeza do seu roedor coloque carbonato de cálcio em um recipiente pequeno. Assim que você disponibilizar a banheira seca, sua chinchila vai deitar e rolar, deixando os pelos limpos e desengordurados. 

Como alimentar o roedor?  

Até no quesito comida o roedor traz praticidade nos cuidados. Existem diversas rações próprias para o bichinho no mercado e se você quiser, ainda pode complementar a alimentação do pet oferecendo frutas como maçã, uva passa e pera. 

Faça visitas anuais ao veterinário 

Este animalzinho é muito resistente, mas um check-up anual é aconselhado. As chinchilas podem viver até os 20 anos de idade, portanto é preciso garantir que sua longa vida será saudável, não é mesmo? Manter o roedor bem alimentado e a gaiola limpa são fundamentais para prevenir o aparecimento de doenças.  

 

Agora que você já sabe como manter seu pet saudável, aproveite para acessar o site da Clínica Vet Produtor e marcar uma consulta para sua chinchila! 

 

BLOG

28 de outubro de 2019
Como oferecer uma alimentação natural para o seu cachorro

Trocar a ração por alimentos frescos traz diversos benefícios para o seu pet Quem busca uma vida saudável, já...

25 de outubro de 2019
Como cuidar de um cão com câncer? 

Atendimento especializado e dedicação são fundamentais para enfrentar a doença  Se o seu cãozinho de estimação foi diagnosticado com...

18 de outubro de 2019
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança Você provavelmente já avistou um pássaro machucado...