
Confira os primeiros cuidados que seu novo pet merece e precisa
A sensação de resgatar um animal direto das ruas é indescritível, mas será que você sabe o que fazer assim que leva o cachorro pra casa? Confira neste texto a primeira parte das dicas que a Clínica Vet Produtor preparou para você proceder com o resgate do seu novo melhor amigo.
Cuidado ao se aproximar
Tirar um cãozinho das ruas pode ser mais difícil do que parece, já que muitos animais são maltratados por pessoas e se tornam arredios ou até mesmo violentos. Não se dirija diretamente ao cão e espere que ele fique curioso com sua presença e vá até você. Faça movimentos suaves e, assim que perceber que o cachorro não o enxerga como uma ameaça, tente fazer carinho. Assim que conseguir e ele estiver mais confiante, é hora de levá-lo para casa.
O cão não tem mesmo nenhum tutor?
Se você perdesse seu animalzinho de estimação ficaria desesperado, não é verdade? Então nada mais justo do que ter certeza de que o animal encontrado não escapou do quintal de alguém. Verifique se o cão possui coleira e pergunte na vizinhança se ninguém está procurando um cachorrinho desaparecido. Você pode espalhar alguns cartazes pelo bairro e verificar se ele possui um microchip de identificação com uma breve ida ao veterinário.
Você tem condições de manter um pet?
Antes de agir impulsivamente e adotar todos os cães de rua, avalie se você pode dar todo o suporte que um animal doméstico necessita. Carinho, amor, dedicação e dinheiro são apenas alguns dos pontos a serem levados em consideração. Se você estiver preparado para cuidar dele, vá em frente e faça o seu melhor. Porém, se não for possível, encaminhe o animal resgatado para organizações especializadas em adoção, que irão buscar o melhor lar possível para ele.
Leve o cão até a clínica veterinária
Agora que você resgatou o cãozinho, está na hora de fazer uma visita ao veterinário. Só assim você vai saber como está a saúde dele, os cuidados necessários e até mesmo descobrir a idade aproximada do pet. O médico veterinário vai poder realizar todos exames necessários e recomendar a aplicação de vacinas e outras medicações necessárias para o seu novo cãozinho.
Gostou das dicas que separamos para ajudar você nesta nobre atitude? Então acesse o site da Clínica Vet Produtor e conheça os serviços disponíveis para o novo membro da sua família. Confira aqui a segunda parte desta postagem, e saiba como cuidar do seu pet por completo!