Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
A incontinência urinária em gatos
18 de outubro de 2018

Muito comum nos gatos, a incontinência urinária pode afetar os animais principalmente na terceira idade.

Você provavelmente já ouviu falar que os gatos possuem problemas para urinar, certo? Na verdade, essa afirmação está correta em partes, pois os gatos são muito preocupados com a sua saúde e não deixam de urinar por vontade de própria, mas sim por desconforto físico ou emocional.

Caso você perceba que o seu gatinho não anda fazendo xixi, é importante não brigar com ele, pois é uma situação que não pode controlar. Ele demonstrará irritação e você logo perceberá o problema. Por isso, levá-lo ao veterinário rapidamente é necessário.

Embora seja mais comum em gatos mais velhos, todos os  gatinhos podem sofrer com o problema.

Quais são as causas?

Como dissemos, os gatos mais velhos tendem a ter mais incidência a terem incontinência urinária. Isso acontece porque, por causa da idade, o animal começa a ter seus músculos enfraquecidos.

Malformação congênita:

Neste caso, a doença começa a se manifestar nos primeiros meses de vida, pois o animal, apresenta deformações em sua bexiga ou uretra desde o nascimento.

Infecção urinária:

Muito comum quando eles vão o tempo todo na caixinha de areia e nada sai ou não conseguem chegar a tempo no recipiente para o uso.

Esterilização:

Este processo pode suprimir uma série de hormônios no animal. A ausência destes pode causar incontinência no animal.

Distúrbios emocionais:

Mudanças no ambiente devido a uma mudança de casa ou um novo membro na família também os afeta. Se for detectado que o problema é emocional, ele deve receber mais atenção e carinho. Caso a incontinência persista, é preciso buscar ajuda.

Cálculos:

Pequenas pedras que se formam com minerais que entopem a uretra. Elas também produzem uma inflamação da bexiga. A saída da urina é parcialmente obstruída, por isso, o animal parece urinar em pequenas gotinhas.

O que fazer diante da incontinência?

Caso o animal esteja com incontinência urinária, ele precisa de muita paciência, amor e apoio, como qualquer pessoa doente, e sentir que seus donos se preocupam com eles e que podem reverter a situação. Colocar mais caixas de areia com pedras higiênicas distribuídas pela casa é uma boa maneira de começar.

Ao não conseguir urinar, os gatos tendem a ficar bem mais irritados que o normal. Por isso, é necessário evitar essas situações, incrementando sua higiene. Toda vez que o encontrarmos molhado com sua própria urina, temos que lavá-lo e secá-lo.

Além do apoio afetivo, as consultas rotineiras com o veterinário são extremamente necessárias.

Qual tratamento?

O tratamento depende muito da causa principal do problema, mas, em geral, ele pode ser resumido com: suplementos hormonais, antibióticos, cateter, cirurgias, dieta dietética e injeções de colágeno.

Não existe nenhuma medida preventiva para esse problema, por isso é preciso manter a calma diante do problema e recorrer a um profissional.

BLOG

28 de outubro de 2019
Como oferecer uma alimentação natural para o seu cachorro

Trocar a ração por alimentos frescos traz diversos benefícios para o seu pet Quem busca uma vida saudável, já...

25 de outubro de 2019
Como cuidar de um cão com câncer? 

Atendimento especializado e dedicação são fundamentais para enfrentar a doença  Se o seu cãozinho de estimação foi diagnosticado com...

18 de outubro de 2019
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança Você provavelmente já avistou um pássaro machucado...