Consultório Seminário: Av. Nossa Sra Aparecida,661 | (41) 3057-9443 Clínica 24h: R. Rockefeller, 566 | (41) 3333-7226
Emergência 24h (41) 3044-9301
4 Dicas para banho e tosa no seu cachorro
28 de março de 2019

A higiene dos cães não os deixa apenas com o aspecto mais bonito. É garantia e resguardo de sua saúde também

 

É comum que muitas dúvidas surjam no processo de banho e tosa, afinal, nossos animais são muito especiais e merecem o melhor cuidado possível. É necessário ter atenção na hora de dar banho no seu bichinho, principalmente se você for fazê-lo em casa e não em pet shops especializados.

Separamos algumas dicas iniciais para os pais dos cãozinhos de primeira viagem que desejam entender e cuidar melhor dos seus animais. Leia mais.

 

Confira nossas dicas para banho e tosa do seu cachorro

 

 

  • Banho em filhotes? Só depois que ele completar 2 meses!

 

O filhote precisa ter completado o ciclo completo de vacinas. Para isto ser realizado, é necessário no mínimo 2 meses de idade. Quando o risco é contrair doenças, não podemos deixar de lado nenhum cuidado sequer.

Estes animaizinhos são extremamente sensíveis e com imunidade baixa, logo, é necessário verificar com seu veterinário antes de qualquer coisa. Talvez o banho em casa seja liberado, mas com cuidados especiais.

O melhor horário do dia para dar banho, são as horas mais quentes do dia. Assim, o animal não sente tanta diferença com o contato na água, a qual deve ser morna para facilitar a eficácia do shampoo. Evite sempre mangueiras com água fria.

Importante! Antes de começar o banho, proteja os ouvidos do cachorro com bolas de algodão para não correr nenhum risco de entrar água nas orelhinhas deles. Além disso, utilize produtos específicos para dar banho no seu cãozinho.

 

Leia mais:

Como adestrar um cachorro

O ronco do seu cãozinho tem solução

Cuidados com o verão: seu pet precisa de água

 

  • Mantenha a tosa em dia

 

Uma tosa bem feita e mantida é essencial para a higiene e a saúde do seu cachorro, auxiliando no controle de parasitas indesejáveis, como carrapatos e pulgas.

A saúde do pelo de seu animal é controlada por uma alimentação saudável e, também, por cortes e uma manutenção bem feita.

 

 

  • Banho toda semana pode prejudicar

 

Banhos em excesso podem ser ruins para a saúde e para a pelagem do seu amigo. O ideal é de 30 em 30 dias no inverno e 15 em 15 dias no verão!

 

 

  • Cuide da escovação do seu cão

 

Uma rotina de cuidados é primordial para a saúde e a higiene do seu cão. Escove sempre que possível os pelos do seu animal de forma carinhosa. Tenha paciência para desfazer os nós e não traumatizar seu bichinho por aplicar força demais.

Antes do banho, a escovação também pode auxiliar nesse processo. Retirando os pelos mortos e desfazendo os nós, o banho torna-se mais fácil de ser realizado.

 

Cada cuidado feito com carinho e gentileza pode tornar seu cãozinho ainda mais feliz do que ele já. Conte conosco da Clínica Vet Produtor para auxiliar em toda etapa da vida do seu bichinho.

 

BLOG

28 de outubro de 2019
Como oferecer uma alimentação natural para o seu cachorro

Trocar a ração por alimentos frescos traz diversos benefícios para o seu pet Quem busca uma vida saudável, já...

25 de outubro de 2019
Como cuidar de um cão com câncer? 

Atendimento especializado e dedicação são fundamentais para enfrentar a doença  Se o seu cãozinho de estimação foi diagnosticado com...

18 de outubro de 2019
Encontrou um pássaro ferido na rua? Saiba o que fazer! 

Alguns cuidados são essenciais para capturar e transportar o animal em segurança Você provavelmente já avistou um pássaro machucado...